sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

[Parte 10] Com vocês: Max Weber! (ou "A Natureza do Governo")

Agora o papo começa a ficar bom.

A tentaçao de Jesus no deserto (Mateus 4) é bastante famosa. Nesse relato há uma pista sobre a verdadeira natureza do governo.

Numa das tentaçoes, Satanás oferece "todos os reinos do mundo, e a glória deles". Ele diz "reinos". Ele diz "todos". Nao há como entender essa passagem de outra forma. Satanás POSSUI todos os reinos, junto com a glória que os segue. A grandeza dos governos, dos poderes humanos, tudo isso está debaixo do poder de Satanás. Com olhos humanos nós vemos apenas estruturas sociais e políticas criadas por seres humanos como nós; com olhos espirituais, nós vemos um sistema demoníaco que desafia o poder de Deus sobre o mundo.

Agora está na hora de apresentar mais um amigo: Max Weber. Weber é considerado o pai da sociologia moderna. Ele escreveu alguns livros bastante interessantes e famosos. Eu vou me ater a uma pequeno trecho escrito por ele, um texto-chave para se entender o Estado à luz do cristianismo.

1) a definiçao verdadeira de "Estado" ou "Governo" nao é a "entidade que organiza a sociedade", mas sim a "entidade que possui o monopólio sobre o uso legítimo de violência". Por definiçao existe uma conexao direta entre o Estado e a violência. O Estado impoe e mantém a ordem à força.

"Hoje porém nós vamos ter que dizer: o Estado é aquela comunidade humana que, dentro de uma área definida - essa »área« faz parte das características marcantes -, assume para si (com sucesso) o monopólio da violência física legítima. Pois o seguinte é característico do tempo atual: que todas as outras associaçoes ou indivíduos prescrevem para si mesmos o direito ao uso de violência física somente até o ponto em que o Estado, por sua parte, assim o permite. Ele é a única fonte do »direito« ao uso de violência.

»Política« significaria entao para nós: a luta por participaçao no poder ou por influência sobre a distribuiçao de poder, seja entre Estados, seja entre grupos de pessoas dentro de um Estado que os envolve."

("Politik als Beruf" ou "Política como Vocaçao", 1919)

2) o Estado (ou melhor dizendo, cada pessoa que o compoe) nao pode ser cristao no sentido do Sermao da Montanha, porque Jesus condena o uso da violência mesmo quando ela é usada contra nós. A ética do cristianismo nao pode ser usada por aqueles que exercem poder político, pois a política e o cristianismo se contradizem, andam em sentidos opostos. Max Weber diz o seguinte a respeito da discussao em torno da "ética na política":

"»Pois todos os que lançam mão da espada, à espada perecerão«, e luta é luta em qualquer lugar. Pois bem: a ética do Sermao da Montanha? Com o Sermao da Montanha - quero dizer, a ética absoluta do Evangelho - a coisa é mais séria do que acreditam aqueles que repetem esse mandamento hoje em dia. Com ela nao se brinca. (...) É assim: é preciso ser um santo em tudo, ou pelo menos ter a vontade de ser; é preciso viver como Jesus, os apóstolos, Sao Francisco e similares; aí sim essa ética faz sentido e expressa honra e valor. Caso contrário, nao. Quando, em conseqüência da ética alienada do amor, essa ética diz: »nao resistir ao mal com violência«, para o político vale a frase oposta: você deve resistir ao mal com violência - se nao, você é responsável caso ele prevalesça."

O Diabo vem "para roubar, matar e destruir". É isso que o Estado faz em nome "da ordem e da segurança da populaçao". O governo usa a violência para combater a violência, ou seja, o mal combate o próprio mal. (A propósito: a frase "SÓ O MAL PODE COMBATER OUTRO MAL" é de Jean-Paul Sartre e merece outro post!)

O mal é inerente ao Estado. Nao interessa se esse Estado se auto-denomina "justo", "democrático" ou "moderno", se ele combate crises econômicas, o analfabetismo, a corrupçao ou o terrorismo. Pelo fato de ser Estado ele é ímpio por natureza. Quando esse Estado inicia guerras, quando ele é dominado por pessoas corruptas, quando ele se torna totalitário, quando ele deixa de cuidar das necessidades básicas da populaçao, ele simplesmente está provocando o mal que faz parte da sua própria natureza. Quando as mulheres e crianças se tornam vítimas, como é o caso dos palestinos durante as açoes do exército israelense nesse início de 2009, ou quando um país é abandonado à hiperinflaçao e à morte através da cólera por causa da mera luta pelo poder, como é a realidade atual no Zimbabwe, quando as crianças sao bombardeadas com napalm, como na guerra do Vietna, ou quando os judeus e outros "indesejáveis" vao parar no forno de um campo de concentraçao, como na Segunda Guerra Mundial, nao é mais do que natural. Essa é a maneira como o Estado mostra as suas garras.

Romanos 13 é um trecho bíblico bastante distorcido. Ele vai precisar de um post extra. Só posso adiantar que uma interpretaçao literal dessa passagem traz consigo enormes contradiçoes diante dos Evangelhos e do restante da Bíblia. Acreditar que a obediência a um governo mau é a vontade de Deus faz os amigos de Daniel se revirarem na cova e, como diz o Mano Brow, "Adolf Hitler sorrir no inferno"!

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