sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

[Parte 11] O governo e a torre de Babel


Somente depois da parte 10 eu tenho a possibilidade de falar sobre a torre de Babel como sendo uma parábola sobre o governo entre outros.

A empreitada para construir a torre de Babel é um símbolo do esforço coletivo dos seres humanos para subjugar o domínio de Deus sobre o mundo, é um braço-de-ferro espiritual. O homem nao admite a submissao a Deus e a falta de controle; ele tenta criar algo que desafie o próprio Deus, toma nas próprias maos o alvo de evitar o espalhamento da populaçao por toda a terra; mais que isso, deseja construir uma torre que "vá até o céu". (Se alguém perceber alguma semelhança entre esse parágrafo e um capítulo do livro "Palavra de Deus, Palavra dos Homens" de Karl Barth, nao é mera coincidência.)

O mesmo acontece com os sistemas de poder. O ser humano nao é capaz de aceitar a liberdade de viver sua própria vida, de tomar decisoes por si só. Em nome da ordem, da organizaçao e do controle, o ser humano criou uma parafernália chamada Governo. Sem dúvida o Governo traz muita eficiência em alguns campos; por
causa do Governo nós temos sistemas de saúde, de transporte e de educaçao que, mesmo nao sendo perfeitos, oferecem uma opçao razoável ao caos que existia no passado. Podemos dizer que esses sao os pontos positivos do Governo.

Por outro lado, como já vimos na estória sobre Adolf Eichmann, o Governo é uma liderança, e portanto uma TÉCNICA; essa técnica tem o lado positivo e o lado negativo, sendo que um dos lados negativos é o poder da burocracia, da sistematizaçao. Indivíduos se tornam impotentes diante desse poder. Imagino que todo leitor já se sentiu dessa forma pelo menos uma vez na vida. Esse gigante nao pode ser vencido por meros mortais como nós.

O Governo é a torre de Babel moderna. Esse sistema é gigantesco, complexo e evita o caos - ao mesmo tempo em que abandona vários preceitos de Deus e causam muito transtorno para o homem. Nao é à toa que o próprio Satanás resolveu se juntar a essa galera e assumiu o posto de presidente executivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário